Arquivo da Categoria "Informativo"

IX SEMINÁRIO LVA/LTM/LMS – NUPEM

Postado por Paulo Cezar Buchner Buchner em 06/abr/2024 -

Sensacional! É essa a palavra para o IX SEMINÁRIO LVA/LTM/LMS realizado no último dia 05/04/2024 no auditório do edifício de Laboratórios de Engenharia. Houve uma expressiva presença de estudantes do Curso de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção que vieram prestigiar os trabalhos apresentados pelos alunos de IC’s e assistir à palestra ministrada pelo Professo Alexandre Martins Reis. A qualidade dos trabalhos apresentados só vem aumentando e assim consolidando a importância que esse grupo de pesquisas tem.

Estamos motivados e entusiasmados pela repercussão para preparar o X Seminário, que contará com minicursos, apresentação dos trabalhos e palestras de professores de outras universidades. Aguardem, logo divulgaremos datas e a programação! Mas, desde já, contamos com a participação de todos!

Estudante de Engenharia Mecânica, Estefani Venturi apresentando trabalho sobre vibrações no torneamento de peças longas.

Estudante de Engenharia Mecânica, Gladson Rodrigues apresentando trabalho sobre balanceamento dinâmico em múltiplos pranos para controle de vibrações.

Estudante de Engenharia Mecânica, Anna Flávia Sales apresentando trabalho sobre registro do histórico de manutenção utilizando inteligência artificial.

Estudante de Engenharia Mecânica, Ian Vitor Souza Morais apresentando trabalho sobre projeto de uma mini câmara anecóica.

Estudante de Engenharia Mecânica, Adiel Pessoa apresentando trabalho sobre análise de vibrações em rolamentos como técnica preditiva de manutenção.

Na foto, na segunda fila os estudantes de Engenharia Mecânica e membros do LVA: Adiel, Estefani, Gladson e Natália. Na primeira fila: Prof. Alexandre Martins Reis, coordenador do LTM e Prof. Paulo Cezar Büchner, coordenador do LVA

Prestigiando o evento, estudantes de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção.

Vaga tainee MRS 2024

Postado por Paulo Cezar Buchner Buchner em 15/nov/2023 -

A empresa MRS, do setor ferroviário, abre vagas para Trainee, uma ótima oportunidade para os estudantes de Engenharia Mecânica (https://carreiras.mrs.com.br/content/Comecando-a-Carreira/?locale=pt_BR).

VIII Seminário LVA/LMS/LTM

Postado por Paulo Cezar Buchner Buchner em 28/set/2023 -

Na próxima sexta-feira, 29/09/2023, no auditório do LABENGE, ocorrerá o VIII Seminário LVA/LMS/LTM. Uma iniciativa do NUPEM – Núcleo de Pesquisa em Engenharia Mecânica. Na oportunidade os trabalhos de Iniciação Científica serão apresentados e nesta edição do evento teremos a palestra do Professor Charles Luis da Silva sobre artigos científicos, onde dará dicas e fará comentários sobre a redação dessa importante ferramenta de difusão da ciência.

NDF – Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário de MG – 50 GPAA em São Paulo

Postado por Paulo Cezar Buchner Buchner em 04/maio/2023 -

Nesta quinta-feira 04/05/2023 em São Paulo capital, foi realizada a 50a. GPAA. O evento é um dos compromissos no calendário do NDF, na oportunidade o núcleo foi representado pelo professor Júlicio Cesar Costa Campos e pelo estudante de IC Álisson Pereira Rodrigues (integrante do LVA) que apresentaram trabalhos na reunião. O próximo compromisso dessa natureza será na cidade do Rio de Janeiro.

VI SEMINÁRIO NUPEM – LVA LTM LMS

Postado por Paulo Cezar Buchner Buchner em 28/abr/2023 -

No último dia 28/04/2023, às 18:30 h no auditório do LABENGE, foi realizado o VI Seminário LVA/LTM/LMS, no âmbito do NUPEM, grupo de pesquisa formado pelos colaboradores dos laboratórios LVA, LTM e LMS. O evento contou com a participação dos estudantes que Iniciação Científica – IC, tanto bolsistas quanto volutários. Todos apresentaram trabalhos e na oportunidade o grupo pode trocar experiências e apresentar uma atualização sobre as pesquisas em desenvolvimento.

Batimento

Postado por Paulo Cezar Buchner Buchner em 06/mar/2023 -

O Batimento é um fenômeno resultante da interação entre duas ondas de frequências muito próximas. O produto dessa interação é uma resposta sonora ou vibrante característica que em determinado instante somam ou subtraem as amplitudes de movimento. O respectivo sinal de envelope apresenta períodos iguais (período de batimento, cujo recíproco é a frequência de batimento). Tal fenômeno pode ocorrer em algumas situações práticas, como quando se tem uma frequência de excitação próxima a uma frequência natural do sistema ou quando duas fontes de excitação operam com frequências levemente diferentes, como é o caso dos aviões bimotores turbo-hélice, quando operando assincronamente, ouvimos a amplitude do ruído produzido pelas hélices aumentando e diminuindo com o tempo. Na figura abaixo ilustra-se um exemplo do sinal de batimento.

Iniciação Científica Voluntária IC Voluntário 2023

Postado por Paulo Cezar Buchner Buchner em 24/fev/2023 -

Estão abertas as inscrições para o programa de Iniciação Científica Voluntária, cuja diferença para o IC convencional é a não exigência do CR, não pagamento de bolsa e uma flexibilização do prazo para conclusão. Todavia, o conteúdo, a essência, é a mesma coisa, ou seja, haverá a necessidade de desenvolver um trabalho científico, cujo produto é a produção e publicação de um artigo científico.

Ressonância

Postado por Paulo Cezar Buchner Buchner em 06/fev/2023 -

Uma expressão muito utilizada, e de forma não tão precisa, é frequência de ressonância. Pessoas leigas e até profissionais, que desconhecem o conceito, acabam utilizando a expressão frequência de ressonância arbitrariamente em substituição ao termo correto frequência natural. Os dois termos são distintos e referem-se a condições de vibrações diferentes da estrutura. Para compreender melhor é preciso esclarecer o fundamento por trás dessas duas condições de vibração. Toda estrutura ou sistema possui frequência natural (ou frequências naturais, ou normais) e basicamente está oscilando neste modo de vibração, conhecido como vibração livre. Por outro lado, quando há um estímulo externo, ou seja, quando estiver presente uma fonte de excitação , que introduzirá energia ao sistema, a estrutura estará sob um forçamento. Diz-se então que é um modo de vibração forçado, cuja frequência de oscilação é definida como frequência de excitação. A ressonância só ocorrerá quando a frequência de excitação (do forçamento) coincide com a frequência natural da estrutura. Nesta condição de operação as amplitudes de vibração se elevam rapidamente a valores perigosamente altos. Portanto, o fenômeno da ressonância só ocorre quando há uma fonte de excitação, e se a frequência de excitação coincidir com a frequência natural do sistema.

Frequência Natural ou Normal é a frequência na qual uma estrutura ou sistema vibra sem a necessidade de uma fonte externa de energia (fonte de excitação).

Frequência de excitação é a frequência de operação da fonte de excitação. Como exemplo de fontes de excitação temos a frequência de rotação de uma bomba, uma turbina, ventilador e etc.

Ressonância ocorre quando a frequência de excitação (ω) é igual a frequência natural do sistema (ω_n), ou seja, quando ω = ω_n ou r = 1.

Razão de Frequências (r) é a relação entre a frequência de excitação (ω) e a frequência natural (ω_n).

Vibrações Mecânicas

Postado por Paulo Cezar Buchner Buchner em 05/fev/2023 -

Neste artigo explico ao leitor o que é vibração e a motivação de estudar esse assunto tão importante para um engenheiro mecânico. Quando se tem o movimento de um corpo em torno de uma posição de equilíbrio, ponto ou linha de referência, que se repete ao longo do tempo, a isso define-se como vibração. Na engenharia mecânica esse fenômeno está presente em praticamente todos os sistemas, principalmente aqueles que possuem algum tipo de parte móvel ou é constituído por alguma fonte de excitação como um motor, turbinas, bombas, elevadores etc. A importância aqui é que as partes móveis, que estão vibrando, podem trepida excessivamente, produzir ruídos ou ambos (trepidar excessivamente e produzir ruídos). O resultado dessas vibrações pode ser a falha da estrutura mecânica pela interrupção do movimento ou pela fadiga do elemento de máquina. No caso de ruído, o nível deste, por exemplo, pode colocar em risco a saúde do operador. Além disto, as trepidações e o ruído podem interferir no funcionamento de circuitos elétricos e eletrônicos. Esses são alguns dos exemplos onde a presença das vibrações é indesejada. Por outro lado, existem várias aplicações na indústria e no nosso dia a dia em que o efeito das vibrações são necessários para gerar o trabalho desejado como nas máquinas de lavar roupa, compactadores, britadores e etc. Mas, independentemente da situação, o projetista deve estar familiarizado com os conceitos que envolvem este assunto para, se não evitá-los integralmente, buscar neutralizar, controlar ou mitigador seus efeitos.

1o SEMINÁRIO NDF Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário

Postado por Paulo Cezar Buchner Buchner em 12/nov/2022 -

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